Ela pode causar danos à audição, disseminar o vírus da gripe e ser um verdadeiro pé no saco, mas é inegável que ela seja um fenômeno. Sim, eu estou falando da Vuvuzela.

Sua origem é meio controversa. Dizem que ela é originária de tribos ancestrais sul-africanas e servia para convocar reuniões, mas parece que não existe um consenso. Tornou-se popular na África do Sul na década de 1990 e em 2001, a empresa sul-africana Masincedane Sport começou a produzir em massa uma versão de plástico. Ela já é amplamente utilizada nos jogos das grandes equipes do futebol sul-africano, mas foi por causa da Copa do Mundo 2010 que ela se tornou mundialmente conhecida.

Juntamente com a Jabulani, a vuvuzela vem dividindo a atenção de todos que acompanham a Copa do Mundo 2010, mas diferentemente da bola teleguiada, a corneta africana simplesmente virou sucesso mundial. Para termos uma idéia, segundo matéria do jornal O Globo, um joalheiro austríaco vendeu uma vuvuzela decorada com diamantes e ouro branco pela bagatela de 17.000 euros para um cliente russo. Um outro bom exemplo vem de Portugal. Uma campanha de apoio à seleção, organizada pela Galp Energia, ultrapassou a marca de 500 mil vuvuzelas vendidas. Só que nesse caso, o barulho ensurdecedor não fez acordar o astro Cristiano Ronaldo nessa Copa.



Na internet, a vuvuzela tem sido fonte de inspiração para inúmeras montagens, histórias e brincadeiras, como por exemplo no site de vídeos Youtube. Experimente procurar pela palavra vuvuzela e veja quantas referências irão aparecer no site. Lá você irá encontrar a corneta africana sendo utilizada por diversos "anônimos" em vídeos caseiros seja brincando com o filho, com o cachorro ou até mesmo usando-a para beber cerveja. Além disso paródias como "Vuvuzela Hero", "Senhor dos Anéis - A Sociedade da Vuvuzela" e "Vuvuzela em Doom" também foram criadas.

Sinceramente espero que esse fenômeno perca força com o fim da Copa do Mundo, pois além do barulho irritante, será horrível caso as vuvuzelas (e o Mick Ice Jagger) estejam presentes na Copa 2014.

Abaixo você confere mais uma paródia criada por conta dessa "onda vuvuzelar". Chewbacca vs Vuvuzela.


,
Fique Ligado!!! Todos os comentários que aparecem aqui no blog sofrem moderação. Ofensas e xingamentos não são permitidos, principalmente se for em relação ao LINDO do blogueiro... =) Qualquer comentário exposto aqui é de total responsabilidade do autor.

Comentários
0 Comentários