Segundo a Wikipédia, Ônibus é um veículo de grandes dimensões que tem como principal função o transporte de passageiros. E agora que você já sabe o que é um autobus, orgulhosamente apresento uma lista com Coisas Irritantes em Um Ônibus Carioca.

Como não sei se o que eu vou falar acontece nos ônibus por todo o país, decidi direcionar o post à Cidade Maravilhosa, que é onde eu enfrento ou já enfrentei todas as situações listadas abaixo. Identifique-se com o texto, ou não!


# Fedor e afins

Não há coisa pior do que entrar no ônibus, cheio de sono, e ser 'acordado' pelo aroma do campo exalado do transporte público. Apesar desse post tratar do ônibus carioca, acho que em qualquer transporte público [trem, metrô, barca...] você já deve ter passado por isso. A primeira coisa ao entrar em um ônibus no RJ é procurar sentar na janela, pois assim você pode apreciar melhor a beleza da Cidade Maravilhosa. Só que conseguindo esse feito, você corre o sério risco de ter ao seu lado, a partir de um certo ponto, uma criatura que parece ter vindo da Idade Média, onde o banho era uma coisa supérflua e sem muita necessidade. Com isso, você irá passar a viagem toda 'hipnotizado'.


Agora, nada mais irritante e azarado do que o item anterior, é você sentar no corredor. Isso tudo porque o ônibus provavelmente vai ficar cheio, e com certeza aquela pessoa mal educada vai ficar em pé do seu lado. E como Murphy é maldito, ou a pessoa vai estar com alguma bolsa/mochila esbarrando na sua cara, ou com o braço naturalmente levantado se segurando no ônibus e exalando o aroma do campo já citado anteriormente. Mas nada é mais irritante, e eu diria bizarro, quando você está sentado, espremido e pára aquela mulher do seu lado, com aquele 'Suvaco de Cristo' à mostra. Mulheres, isso não é agradável!

# Barulhos

É bonito ver quando uma criança aprende a assobiar, mas quando ela cresce isso pode se tornar chato. Certas pessoas tem a mania de fazer isso no ônibus e deveria existir uma placa proibindo isso. É irritante você ter que enfrentar o trajeto inteiro com uma pessoa assobiando no seu ouvido, qualquer coisa que seja, e pior ainda é quando o cobrador resolve ficar assobiando Justin Bieber durante o caminho e a bateria do seu Mp3 acabou. Pois é, eu passei por isso a pouco tempo.

Outra coisa bastante desagradável são as janelas dos ônibus velhos aqui do RJ, que não são a maioria, mas são muitos. Encarar o trajeto inteiro com uma janela batendo e fazendo barulho no seu ouvido, também não é uma coisa legal. Agora imagina quando uma dessas janelas velhas simplesmente quebra em vários pedaços, do seu lado, quando o ônibus acaba de passar por um buraco? Sim, eu também já passei por isso.

Outros barulhos também me irritam, mas vamos ficar com esses por enquanto.

--- Os próximos dois itens poderiam fazer parte do tópico anterior, mas por serem tão 'especiais', merecem uma atenção maior. ---



# Nextel

Puta Que Pariu! Atualmente a coisa mais irritante em um ônibus carioca é a porcaria do Nextel. Antes que você pense, esse não é um tópico publieditorial, pelo contrário. Maldita seja a 'Globalização do Rádio', onde todos os adolescentes, adultos e alguns idosos resolveram ter um Nextel. Mesmo que a pessoa não conheça ninguém que tenha, mesmo que ela não tenha condições de pagar, ela vai querer ter um. E pra piorar, esse Walk Talk do Século XXI tem a péssima funcionalidade em que a pessoa consegue usá-lo com o viva-voz ligado e o volume alto, afinal, ele é um rádio. E hoje em dia é coisa rara você andar de ônibus por aqui e não ter pelo menos um individuo usando o Nextel.

Parecendo que você está em uma corrida do Papa-Léguas com o Coiote, cheio de bip bip pra lá e pra cá, chega a impressionar como as pessoas desconhecem a opção "Viva-Voz: Desligado" e adoram exibir o seu Nextel para todos no ônibus, seja fingindo conversar sobre o trabalho ou falando coisas inúteis que ninguém tá interessado em saber. E mais uma vez, como Murphy é maldito, nessas horas a pessoa tá sentada do seu lado e a bateria/pilha do seu Mp3/Mp4, sempre acaba.

# Celular com Mp3

♫ Eu vou pro baile procurar o meu negão, Vou subir no palco ao som do tamborzão. ♫ Não! Eu não estou ficando maluco e muito menos sou fã da Gaiola das Popozudas. Esse é um dos vários sons que você pode vir a escutar andando de ônibus no RJ. Teoricamente eu poderia aproveitar o 'gancho' do Nextel e usar esse item junto com ele, já que em inúmeros modelos do Nextel existe Mp3 e, mas é melhor separar. Hoje em dia é essencial que todos possuam um celular, independente do motivo, mas eu queria saber quem foi o corno que inventou que celular deveria ter Mp3, funcionando sem a necessidade do fone de ouvido? Essa é uma das piores tecnologias nas mãos de certas pessoas que andam de ônibus no RJ.

Seja na Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste ou até mesmo em São Gonçalo, você alguma vez vai dar de cara com algum mal educado escutando aquela porcaria de celular tocando Mp3 no último volume, e sem fone. Além de ser extremamente irritante, é errado, já que em todos os ônibus existe um aviso que diz: "Proibido Aparelhos Sonoros". Mas e daí né? Ninguém parece ligar pra isso! E como Murphy não vai te deixar em paz nessa, além de ter a pessoa do seu lado com o Nextel e o seu aparelho Mp3 sem pilha, o corno do celular com Mp3 provavelmente vai estar no banco de trás escutando um Funk. Tá bom pra você, ou quer que irrite mais?

###

Se você chegou até aqui, sem pular nada no texto, Parabéns! Você acaba de ganhar nada. Mas se você gostou e passa pelas mesmas coisas ou por outras que eu não citei, deixe o seu relato nos comentários abaixo, principalmente se você não for do RJ. Ou mande pelo Twitter.

Se você não gostou, deixe o seu comentário também.

###

,
Fique Ligado!!! Todos os comentários que aparecem aqui no blog sofrem moderação. Ofensas e xingamentos não são permitidos, principalmente se for em relação ao LINDO do blogueiro... =) Qualquer comentário exposto aqui é de total responsabilidade do autor.

Comentários
17 Comentários

17 Responses so far.

  1. Thiago Pires says:

    Eu tenho uma teoria quanto a isso do maldito celular tocando funk (sempre é funk! nunca vai ter uma música decente tocando). A plaquinha diz claramente "proibido aparelho de som". Na mente dos trolls infernais, "aparelho de som" é só isso mesmo: um aparelho de som. Oras, celular é celular, e não aparelho de som. Logo, eles não estão infringindo regra alguma. Malditos sejam! #rage

  2. Victor says:

    Thiago, concordo com você!

  3. Renata says:

    Moro no interior de SP e te falo, isso não é exclusividade do RJ...
    É incrível como tem gente que fede AS 7H DA MANHA!!!!!!!!! Como pode???? Esse lance de ouvir som sem fone.. já pegou ônibus em horário escolar? É uma disputa de quem ouve mais alto!!
    Realmente, é um inferno!! Adorei seu texto!

  4. Gustavo Maia says:

    Convido vc a andar de busão em Sampa.

    Mas faltou falar o seguinte:

    Quando chove todo mundo fecha as janelas, a temperatura sobe, e sempre entra alguém totalmente molhado com cheiro de cachorro molhado.

    Os vomitos que maravilha ver isso.....

    Falowww

  5. Danilo says:

    No item "fedor", faltou falar dos trolls que resolvem soltar seus gases intestinais ali naquele ambiente fechado e concentrado de gás carbônico... e também dos tiozinhos que tem um bafo horroroso de cigarro e cachaça...
    e também das pessoas que comem coisas fedidas (cheetos, mexerica (?!), sei lá mais o que), impesteando o lugar com aquela porcaria...
    e por consequeência, sujando o lugar como uma criatura que parece ter vindo da Idade Média!
    o povo brasileiro é muito sem educação. o transporte coletivo seria uma ótima opção para combater o número excessivo de carros na rua, mas simplesmente não dá pra encarar.

  6. Nina says:

    Po pior vc pegar o trem lotado e um maldito começar a fumar maconha. Sem contar a batalha de sons com o celular no ultimo volume. é pagode, é funk, é musica evangelica, é camelo vendendo os produtos, é nextel. meu mp3 tem que ta sempre na bolsa. ja vi a seguinte cena: a criatura tira 2 celulares da bolsa. um poe um funk nas alturas e o outro utiliza para fazer ligacao. ai ne meu namorado pegou meu celular e pos uma musica que tinha la. no instante a criatura tirou o funk do celular. tem horas que so assim para resolver.

  7. Anônimo says:

    Sou um privilegiado,não dirijo nem uso ônibus,vou a quase todos os lugares que preciso a pé e raramente quando necessito tem alguém da família para dar uma carona ;)...

  8. rárárá...

    moro em SC e o esquema é o mesmo... rs..
    realmente é tuuudo muito chato, mas é preciso tolerância e alguns truques...

    cheiros incômodos? rs.. e´só ter uma latinha de vick na moxila e passar uma boa dose na borda da narina.. pelo menos o odor aspirado ameniza...

    o som dos outros nao me incomoda quando uso fones de ouvido e ouço o que eu gosto...

  9. Lan Kaulitz says:

    Cúmulo acordar 5h da manhã e entrar no ônibus ás 6h e se deparar com uns velho com um bafo maldito de cachaça pura, e com um sovaco podre que nunca conheceu nosso amigo Rexona... É tenso. Em São Paulo é a mesma coisa, com exceção que Nextel ainda não são tão comuns por aqui, ao menos nos ônibus que pego nunca vi um usando, mas o dia que ficar popular espero já ter meu carrinho.

  10. adalberto says:

    Cara em São Paulo é a mesma merda. Utilizo (nessa ordem)05:45- Onibus; 06:05-Trem; 07:10-Metro; 07:25-Onibus; 08:00 Trampo...
    Agora tem umas malditas caixinhas de som com USB e entrada pra cartão de memoria...Transporte publico já tá igual ao inferno. Cara, é funck, maconha, cigarro, bafo, catinga, enchente...tá foda.
    Belo texto, mas ainda assim sinta-se um privilegiado.

  11. Ge says:

    Realmente essa do Nextel aconteceu cmg, a bateria do meu MP3 zerou e um babaca estava conversando com outro do meu lado...mas que papo tosco!!

  12. Anônimo says:

    grande! eu tenho um post semelhante a este no meu blog. se tiver interesse em dar uma lida, vá até http://hipocritaehipocondriaco.wordpress.com e procure pelo post 'a maratona diária no transporte público'

  13. Suelem says:

    Podemos escrever um livro sobre isso que ainda vai faltar coisa! No ônibus que pegava para ir para a facul por exemplo (q sempre estava lotaaado) sempre tinha alguns estudantes q insistiam em ficar com a mochila nas costas para atrapalhar a passagem. Certa vez neste msm ônibus um homem passou com uma bolsa arranhando todos q estavam em pé, depois de tanta reclamação ele pediu desculpas, e o q estava arranhando era simplesmente a FURADEIRA dele! Acreditem se quiser.Ixi... o q mais tem são casos do 728!!!

  14. Anônimo says:

    Cara! Essa desgraça de som alto em transporte público tornou-se uma epidemia nacional, não suporto mais essa falta de respeito com as pessoas, principalmente destes imbecis que amanhã serão o "futuro" deste país de maus-educados.

  15. Ora amigos, vejamos pelo lado bom da coisa....
    ehhhhh.....deixa eu veeeer......é, o único lado bom mesmo é o lado de fora do ônibus.

  16. Projeto de Lei - Proíbe o Uso de Aparelho Sonoro ou Musical no Interior de Veículos de Transporte Coletivo.

    http://deputadobrunocorreia.blogspot.com/2011/08/projeto-de-lei-proibe-o-uso-de-aparelho.html

  17. Anônimo says:

    detesto tambem assobios parece que estao se achando