Em uma das minhas 'andanças' pela internet e pelos inúmeros feeds diários que eu leio, cheguei até o site StatCounter Global Stats, da empresa de consultoria StatCounter, que é especializada em fazer um acompanhamento da evolução de diversos segmentos na internet, como navegadores e redes sociais, e nessa semana foram divulgados novos dados sobre a 'guerra' dos navegadores, que vem crescendo cada vez mais desde o lançamento do Chrome. Vamos aos números! 



# 1º Lugar: Internet Explorer - 49,87%
Continua sendo o líder absoluto de mercado, mas confirmando a tendência de queda dos últimos meses, aparece pela primeira vez com menos de 50% de participação. A Microsoft que não abra o olho.

# 2º Lugar: Firefox - 31,5%
Manteve o seu leve crescimento registrado no mês passado, a nível mundial. Considerando apenas os números no Brasil, o navegador da raposa parece não ter mais a mesma força de antes, e apesar de ter praticamente o mesmo percentual que a nível mundial, desde Junho desse ano o navegador vem perdendo participação no mercado brasileiro.

# 3º Lugar: Chrome - 11,54%
O 'queridinho' do momento é o Chrome. Mais uma vez mostrando que praticamente tudo que tem o selo Google, faz sucesso, o navegador da gigante americana vem crescendo rapidamente no mercado mundial. No Brasil, a sua participação é ainda maior chegando à 17,58%.


O navegador Opera merece uma menção nesse post. Apesar de praticamente ninguém mais usá-lo em computadores [vide o gráfico acima], quando falamos em celulares, ele é o líder absoluto a nível mundial com 24,82% de participação. No Brasil, pela primeira vez o Opera superou o navegador da Nokia e agora é o líder de mercado com 39,52% da fatia do bolo. Seria o famoso 'pulo do gato'? Afinal o acesso à internet pelo celular têm crescido, e nada melhor do que se consolidar em um mercado em expansão.


Todos os dados apresentados nesse post correspondem ao período entre Setembro/09 e Setembro/10. O relatório StatCounter Global Stats é baseado em dados agregados coletados pelo StatCounter em uma amostra superior a 15 bilhões de page views por mês, recolhidos em mais de 3 milhões de sites.

Outros dados e curiosidades legais sobre a Internet, você encontra nesse post aqui.

, ,
Fique Ligado!!! Todos os comentários que aparecem aqui no blog sofrem moderação. Ofensas e xingamentos não são permitidos, principalmente se for em relação ao LINDO do blogueiro... =) Qualquer comentário exposto aqui é de total responsabilidade do autor.

Comentários
4 Comentários

4 Responses so far.

  1. Eu não largo o Firefox, mas considero o Opera o melhor browser de todos, pois está sempre um passo à frente.

  2. Anônimo says:

    Pra mim, o Opera tbm é o melhor.

  3. Anônimo says:

    Google Chrome R00lz. E como que alguém ainda usa o IE? ._.'

  4. Polyana says:

    Comecei usando o IE, depois o Firefox...mas eu acho o Chrome muuuuuuito simples!!!!